top of page
Guilherme Favaron

Se você acha que trabalha mais que todos na sua empresa, esse texto é para você

Atualizado: 24 de out. de 2023

Esse texto pode ser um divisor de águas para você, assim como foi para mim quando isso tudo me caiu a ficha.


Eu tenho certeza que você conhece alguns profissionais, na sua empresa mesmo, companheiros de trabalho, que fazem muito menos que você, e mesmo assim, são tolerados ou mesmo recebem elogios do líder, certo?


Apenas para alinhar expectativas, a ideia aqui não é discutir sobre aqueles casos de pessoas que são mais reconhecidos que você, que crescem e estão se dando melhor que você, dentro do seu conceito de sucesso, que provavelmente leva em consideração cargo, função e responsabilidades e salário. Se quiser que eu fale sobre isso em um outro momento, comente abaixo ou me mande uma mensagem.


Voltando ao tema do nosso bate papo de hoje, eu trabalhei em uma empresa uma vez e tinha uma pessoa que eu realmente não gostava dela. Mas na verdade, enquanto trabalhava com ela, no mesmo departamento, eu não sentia isso… eu sentia que ela podia ter qualidades mas que deixava a desejar e poderíamos ter uma pessoa mais competente no lugar dela. Quando a gente trabalha muito tempo com alguém, às vezes desenvolvemos um tipo de cisma… que geralmente é recíproco.


Mas, no geral, esse sentimento de que fazemos mais que os outros muitas vezes pode ser claramente percebido, não apenas por nós, como por outros que percebem que fazem menos… mesmo dizendo e se vangloriando de que estão fazendo muito ou até mais que nós.


O seu chefe, sem dúvidas, sabe disso. Se ele te elogiar na frente de todos, é porque está tentando "subir a régua" dos demais colaboradores, fazendo-os se dedicarem mais. Às vezes, ele não te elogia por vários motivos... alguns relativos a você mesmo e outros relativos aos seus companheiros de trabalho. Por exemplo, ele pode não te elogiar para que os seus companheiros de trabalho não o invejem ou não o prejudiquem porque no fundo, todo mundo sabe quem trabalha e quem não trabalha. Mas... se seu chefe, por exemplo, acha que os seus companheiros de trabalho estão no limite de performance e entregas, e que ele não consegue ter uma equipe que performe melhor (por restriçoes orçamentárias, por exemplo) o que ele vai fazer parecer é que eles estão fazendo um ótimo trabalho… e, sua sensação de injustiça de que você está sendo explorada, vai ficar ainda mais saliente.


Só pra deixar claro também mais uma possibilidade: as vezes é possível que você realmente trabalhe muito mais que os demais, mas que esteja fazendo coisas que agreguem pouco valor para a empresa ou que não são na prática percebida. Ou seja, é possível que você esteja trabalhando muito, mas na direção errada, agregando pouco para a organização.


Outra possibilidade é você estar comparando bananas com laranjas: uma pessoa da área financeira da empresa, ao se comparar com um vendedor, fica até desleal a comparação quanto a "quem aparece mais". Se você for do financeiro (eu já fui alguns anos)... você sabe que só é lembrado se fizer algo errado.


Voltando ao tema central, se você sente que seus colegas poderiam dar mais de sí, minha sugestão para você: faça o seu trabalho da melhor forma possível, com o seu máximo de qualidade e competência, sempre, independente se você ser reconhecido ou não. Lembre-se: o principal beneficiário de um excelente trabalho e uma entrega surpreendente é você mesmo. Como assim?? Você pode perguntar…


Lembre-se: o principal beneficiário de um excelente trabalho e uma entrega surpreendente é você mesmo. Como assim?? Você pode perguntar…

O melhor trabalho é aquele que te permite haver conexão entre o que você quer e sonha pra você e o que a empresa permite que você realize e aprenda (em termos de desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, experiências). Se isso não é o seu caso, você sem dúvidas está no lugar errado… e isso não tem nada a ver com trabalhar mais do que seus companheiros de departamento.


Seja por você. Faça, por você. Ah, mas se eu estou fazendo algo que não gosto e sinto que não agrega em nada pra mim? Te convido da mesma forma a fazer o melhor que você puder fazer. Leia artigos, sobre como ser o melhor neste trabalho, procure exemplos na internet… você certamente vai aprender algo. E o "aprender" e o "fazer acontecer" são as duas molas que impulsionam a sua evolução profissional e pessoal, em qualquer lugar que você estiver. Ou seja, quanto mais você sabe, maior sua capacidade de realização. Quanto mais você realizar, mais você enriquece sua bagagem como profissional e acelera sua capacidade de aprendizagem… um ciclo absolutamente virtuoso.


Você sabe qual a melhor forma de mudar de emprego? Quando você chama a atenção de uma pessoa pela qualidade das suas realizações, quer seja de um fornecedor, de um cliente, de um outro líder de outro departamento, de uma pessoa de eventualmente a vida te apresente… quem quer que seja, você somente será convidada a novas oportunidades se você for uma pessoa admirada! E somente você desperta o interesse e admiração sendo o melhor que você puder ser, fazendo o melhor que puder realizar.


você somente será convidada a novas oportunidades se você for uma pessoa admirada!

Fazendo uma analogia, porque viajar é tão importante na vida das pessoas? Porque novas experiências são tão importantes? Porque isso nos abre a cabeça para novos pensamentos e oportunidades.


Dedicar-se ao trabalho, com todo seu afinco e energia, implica em gerar novas experiências e aprendizados que vão igualmente abrir sua cabeça em novas direções.


Aproveite a sua oportunidade atual e faça valer a pena por você. O resto, é consequência.


bottom of page