top of page

Preparando meus filhos para o mundo da inteligência artificial

Atualizado: 22 de nov. de 2023

Tenho 2 filhos, um de 9 e outro de 6 anos, Pedro e Julio. Ambos são muito curiosos e muito diferentes um do outro. Neste conjunto de mudanças que estamos vivendo a pergunta que me faço: como preparar meus filhos para o mundo daqui a 10 anos?

Claro que não tenho ideia do que eles vão "ser quando crescer" em termos profissionais afinal, eles vão ser o que eles quiserem ser. Costumo dizer a eles que vou me considerar um bom pai se conseguir ajudá-los em dois pontos principais:

- Se amarem, quem quer que eles sejam ou queiram ser

- Terem coragem de lutar pelos seus sonhos, quaisquer que sejam eles


Porém, como eles ainda são crianças e têm um longo tempo até alcançarem a vida profissional, tenho estudado sobre caminhos para ajudá-los a se preparem para o mundo daqui 10 anos. Assim, elenquei os principais pontos que posso fortalecer as bases de conhecimento e habilidades para o novo mundo que está se colocando diante de nós, em que a inteligência artificial estará em todos os lugares e em todas as coisas muito em breve.


1. Desenvolver amor pela ciência e pela tecnologia.


Leia livros sobre ciência, assista a documentários e programas de TV sobre ciência, com eles, e experimentem fazer ciência por conta própria, em casa mesmo. A dica que dou aqui é acompanhar o canal Manual do Mundo, é sensacional. Há inclusive um minicurso deste canal sobre Arduino, ensinando de A a Z sobre como criar pequenos projetos eletrônicos, como por exemplo, controlar a luz da sala de casa pelo celular ou criar um carrinho de controle remoto. Aliás, Arduino é uma bela porta de entrada para grandes diversões.


2. Aprender a programar.


A programação é uma habilidade essencial para qualquer profissional que irá trabalhar com IA. Existem muitos recursos disponíveis para ajudar as crianças a aprender a programar, incluindo cursos online, livros e tutoriais. Há plataformas que permitem a entender a lógica de programação e desenvolver o raciocínio mesmo sem escrever uma linha de código (o que pode ser muito cedo para eles, dependendo da idade). Por exemplo, a plataforma https://www.construct.net/en (Construct 3) é muito simples e intuitiva para criação de jogos sem necessidade de programar. Há vários cursos legais na internet e a molecada pode criar jogos e aprender ao mesmo tempo.


Outros sites muito legais que ensinam crianças a programarem brincando são o https://codespark.com/play/ e o https://www.byjusfutureschool.com/ ambos valem muito a pena. Esses são recomendações de um amigo meu que admiro muito (Luiz Zambom Santana - Zambas).

3. Desenvolver habilidades de matemática e lógica.

A matemática e a lógica são essenciais para a compreensão de conceitos de Inteligência Artificial. Fazer exercícios de matemática e lógica regularmente para melhorar as habilidades da criança é fundamental. As tarefas de escola voltadas à matemática precisam de uma atenção especial, mas claro, sem oferecer uma pressão exagerada à criança de forma a ela perder o interesse. Antigamente lembro-me das escolas Kumon mas não sei se ainda existem ou se mantém a mesma qualidade.

Leitura e compreensão de textos são muitos importantes aqui também. O despertar da curiosidade e o acúmulo de conhecimento não frutos de uma boa capacidade de compreender e absorver conteúdos.

4. Participar de atividades extracurriculares relacionadas à ciência e à tecnologia.


Isso pode incluir clubes de robótica, equipes de torneios de programação ou eventos de ciência e tecnologia. Feiras culturais ou feiras de ciência nas escolas são uma grande oportunidade de entrada neste mundo, em sinergia com os professores. Planejar e executar fazem parte do desafio de construir e realizar coisas que estão apenas na cabeça das crianças. Montar maquetes, testar diferentes colas, diferentes materiais, pinturas, quebrar, consertar, tudo isso faz parte do aprendizado.

5. Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.


Os profissionais que trabalham e que irão trabalhar com IA precisam ser capazes de comunicar suas ideias de forma clara e concisa, e eles precisam ser capazes de trabalhar bem com outras pessoas. Infelizmente, mesmo hoje, é muito frequente encontar pessoas com dificuldades neste tema. Minha sugestão é praticar as habilidades de comunicação e colaboração participando de projetos de grupo e apresentações. Também, permita que seu filho(a) resolva seus próprios problemas com amiguinhos ou irmão(s): ao invés de dizer o que ele deve fazer, mostre onde ele vai chegar com a atitude que está realizando, boa ou ruim.

Bem, de forma alguma quero me colocar como sabedor da verdade mas senti vontade de compartilhar o que tenho pensado sobre meus filhos pois talvez alguns pais podem estar passando pela mesma agonia e insegurança quanto ao futuro. Se tiver uma visão diferente ou sugerir elementos diferentes neste processo de desenvolvimento, compartilhe comigo, por favor.



Todas as imagens deste blog post geradas utilizando-se o modelo DallE-3.

Comments


bottom of page