Ao longo dos meus mais de 15 anos de experiência, em empresas nacionais e multinacionais, pequenas e muito grandes, tenho vivenciado algo que gostaria de compartilhar.
Você conhece ou já trabalhou com um profissional que sempre está insatisfeito? As vezes ele(a) reclama sobre um tema ou projeto ou ação ou líder, ou dos equipamentos de trabalho, ou da mesa ou banco que se senta, ou da caneta, ou intensidade de iluminação, ou do café, ou do chá, ou do copo, ou do computador, ou da impressora, ou do banheiro, ou do papel higiênico, ou do lixinho do banheiro, ou do sistema, ou do processo, ou de outro colaborador, ou do outro departamento…
Bem chato isso, não é? É um constante reclamar, com expectativa muito diferente da realidade.
Por outro lado, entendo que dirimir esses desencontros de expectativas entre empresa e colaborador, assim como corrigir o que precisa ser corrigido (quando a crítica ou reclamação é justa e pertinente) é parte do "ser líder" nas organizações, enfim, fazer as engrenagem do motor girar.
Uma coisa que é ingerenciável e que jamais terá solução são pessoas que "são" insatisfeitas. Não importa o que a organização faz, como se faz, porque se faz… elas sempre estão insatisfeitas, vendo sempre o copo meio vazio.
Uma coisa que é ingerenciável e que jamais terá solução são pessoas que "são" insatisfeitas. Não importa o que a organização faz, como se faz, porque se faz… elas sempre estão insatisfeitas, vendo sempre o copo meio vazio.
Arrisco dizer que quando uma empresa ou departamento ou líder implementa uma mudança, geralmente isso é feito após muitas considerações e ponderações sobre todo o impacto no time, na área, em outras áreas, mesmo que a mudança seja momentaneamente sem sentido… e isso vai muito além do recurso financeiro. O desafio sempre é, foi e será, lidar com as expectativas de cada um dos colaboradores impactados com aquela mudança.
Mudanças sempre tem seu lado positivo e seu lado negativo. Sempre, até as mais legais e óbvias. Por exemplo, se uma empresa aumenta em 20% o valor do Vale Academia, haverá colaboradores que vão reclamar que "a empresa não fez mais que a obrigação", outros que "porque não subiu 22%?" e ainda outros que "puxa, que bom". Em geral, líderes comprometidos tanto com as organizações como com seus times fazem o possível para o melhor match entre necessidades e expectativas dos colaboradores e realidade das organizações. Por outro lado, considerando o exemplo acima, apesar de nem todas as empresas crescerem como Start Ups, reconheço que parte expressiva dos ganhos das organizações devem ser revertidos em benefícios aos atuais colaboradores.
O Brazil tem mais de 3 milhões de empresas e com isso tem muita empresa "boa" e muita empresa "ruim" (qualquer que seja seu conceito de boa ou ruim). E eu acredito que o melhor de tudo são as pessoas, as experiências que vivemos e trocamos com cada um nas organizações. Mas isso tudo fica sem graça se a gente só gastar energia e cérebro pensando e dando mais importância ao que não tem ou no que poderia ser melhor. Eu realmente acredito que tem muita coisa boa nas empresas, que me faz ver que vale a pena trabalhar onde quer que eu passe, mesmo havendo muitas coisas para melhorar. Precisamos ser corajosos para assumir que nos orgulhamos de trabalhar em um lugar, assim como para assumir que não cabemos naquele lugar mais.
Diante dos objetivos que nós nos impomos, nesta luta incessante por sucesso, dinheiro, carreira, bens, viagens, lamento dizer que estamos fadados a sermos eternamente infelizes pois, nesta luta, sempre vai ter alguém com mais dinheiro, alguma empresa com benefícios melhores, alguém com um job title mais chique, com mais bens, que acumula mais viagens… que nós. E no fim, ser feliz, que é o que realmente importa, acaba ficando em segundo plano, como se fosse consequência daqueles "objetivos" que definimos para nós.
Por fim, convido todos vocês a ficarem felizes com as coisas boas e não se incomodarem tanto com as coisas que ainda não estão tão boas nas empresas que vocês trabalham. Busquem sempre um canal aberto de diálogo e crítica construtiva com seus líderes para que eles lutem por melhorar as empresa, com o apoio de cada um de vocês, claro. E enquanto isso, vamos curtir a jornada e ser feliz porque a "felicidade está no caminho e não no final". Para fechar, gostaria de citar uma frase de um personagem bem conhecido de todos vocês: "se você quer mudar o mundo, comece olhando para você mesmo" (Batman em Lego Batman - o Filme, 2017).