Já li artigos, livros, já ouvi músicas, assisti filmes… todos dizendo a mesma coisa: disciplina e foco para atingir os objetivos. E tenho certeza que se eu te perguntasse… como faço para passar no vestibular? … como aprendo uma nova linguagem de programação? … como me torno especialista em um tema?... talvez sua resposta seja parecida.
Não sei se já falei sobre isso… mas eu me formei em 2006 em Farmácia pela USP em Ribeirão Preto, um curso que eu adorei cursar mas que pouco contribuiu na minha carreira e meu crescimento profissional. Se quiser, posso entrar em mais detalhes… deixe nos comentários do vídeo se quiser saber mais... que posso falar mais sobre isso.
Bem, lá em 2011 ou 2012 eu fui trabalhar em uma grande empresa multinacional brasileira. Fiquei maravilhado. Era tanta novidade, milhares de pessoas trabalhando juntos, uma enormidade de processos, um organograma hiper organizado e rebuscado, uma estrutura toda complexa… acho que levei vários dias… senão semanas… pra entender tudo aquilo… onde eu estava e o que aquilo representava pra minha carreira.
E nesta empresa, tive a oportunidade de me dedicar a algo que eu sempre gostei muito mas nunca tive tempo.
Em 2011… 2012… a profissão de gerenciamento de projetos estava se fortalecendo nas indústrias farmacêuticas do Brasil. As multinacionais já estavam mais maduras mas as brasileiras, ainda eram carentes de profissionais qualificados. E então, eu decidi me dedicar a uma certificação de gerenciamento de projetos… naquele momento a mais renomada do mundo…
Quem sabe os prazeres de uma certificação… conhece bem as dores do processo de se certificar.
Tive que me dedicar duramente por 6 meses a muito estudo, aulas, sacrificando finais de semana, festas, etc… pra conseguir tirar o certificado. Mais tarde descobri que fui o primeiro farmacêutico brasileiro certificado naquela certificação (pelo menos eu não encontrei nenhum companheiro de área com formação anterior).. Depois vieram outros… mostrando que estava no caminho certo e não era um farmacêutico fazendo uma certificação em hipismo… rsrs ai ficaria fácil ser o primeiro né.
Mas o que fez com que eu conseguisse aquela certificação? Você sabe... foram determinação e foco. Mas, como eu consegui organizar dentro de mim para que eu realmente não perdesse a determinação e o foco?
Mas o que fez com que eu conseguisse aquela certificação? Você sabe... foram determinação e foco. Mas, como eu consegui organizar dentro de mim para que eu realmente não perdesse a determinação e o foco?
O primeiro ponto que me fez chegar aonde queria foi definir claramente onde estava e para onde queria ir. Ou seja, eu defini claramente que em 6 meses eu teria aquela certificação. Não era um prazo exagerado nem curto, e sim bastante realista.
Segundo, defini metas parciais razoáveis. Eu monitorava como estavam minhas notas nos testes e avanço sobre os estudos. Se não estava bom, acelerava e me dedicava mais… fazendo mais sacrifícios na minha vida pessoal.
Terceiro e talvez mais importante... eu sei que ninguém é um reloginho que faz tudo conforme o planejado. Lógico que eu ia falhar em algum momento no meu plano… mas antes de mais nada, eu não me puniria mentalmente… eu já sabia que teria que perdoar uma ou outra falha em algum momento. Caso contrário, me auto sabotaria… ou seja, eu iria arrumar desculpas para eu não conseguir mais. Ou seja, se eu não tolerasse minhas falhas, seria como se eu dissesse pra mim mesmo… "ah, deixa pra estudar depois..." ou… "ah, é só hoje que vc vai deixar de estudar isso…"... me auto sabotando… levando a um provável fracasso.
Alias.. Posso entrar em detalhes sobre isso outro vídeo… se quiser que eu fale sobre isso, escreva nos comentários abaixo.
Por último, eu envolvi minha família e amigos próximos. Na época minha namorada aceitou o desafio… comprou a briga comigo. Abriu mão da minha companhia por algumas longas horas nos finais de semana. Amigos, entenderam que eu deixei de sair durante os dias de semana. Lógico que tem sempre aquele xarope que gosta de atazanar chamando pra sair… e aquele cara chato que fica aporrinhando com perguntas erradas nas horas erradas… mas isso tudo faz parte do desafio.
Mais importante do que qualquer coisa, eu não fiz porque eu havia combinado com meu chefe, não fiz porque minha namorada iria pensar… ou por meu pai, ou porque meu irmão falaria algo… eu não fiz por ninguém…
eu fiz por mim mesmo. E eu sentia e acreditava que aquilo faria diferença pra mim como profissional e como ser humano.
Naquela ocasião, eu perguntei a opinião de algumas pessoas que já tinham passado por este processo de certificação e todos foram unânimes nas sugestões de seguir adiante.
Assim, muitos dos sonho ou projetos que você acreditar que podem ser alcançados, você pode fazer acontecer. Conhece aquela frase…. "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez?".
Pergunte a si mesmo… como se estivesse fazendo um diálogo com um amigo.. Qual conselho você se daria para conseguir fazer seu sonho ou projeto acontecer? Provavelmente você sabe tudo o que precisa ser feito para conseguir. Se estiver convencido do caminho e sentir que realmente vai fazer diferença pra você, determinação não faltará.
Falei muito hoje e tomo a liberdade de fazer um rápido resumo de tudo o que conversamos:
Primeiro: Entenda onde está e defina claramente, em poucas palavras, onde você quer chegar. Entenda o porque disso. Certifique-se que você internalizou isso e que o "porque" tocou seu coração..
Segundo: Defina metas parciais… que sejam razoáveis, sensatas.
Terceiro: Seja seu maior parceiro. Perdoe-se quando pisar na bola em relação à sua meta... e rapidamente faça o seu máximo novamente. Não se afunde como se tudo estivesse perdido. Nunca está.
Te convido a compartilhar como você lida com suas metas pessoais, escreva nos comentários abaixo.