Saiba como o Facebook e Instagram te ajudam a encontrar o cliente que quer comprar seus produtos ou serviços
Se você abriu um negócio recentemente, provavelmente ele nasceu digital e provavelmente não contará com uma loja ou estabelecimento físico, ao menos em um primeiro momento. Por outro lado, se você tem um negócio que foi impactado pela digitalização, certamente busca um caminho para crescer e se consolidar também no mundo online.
Mas vamos lá, vou tentar explicar sem complicar.
O Facebook conta hoje com aproximadamente 140 milhões de usuários no Brasil; o Instagram, mais de 100 milhões. Imagine agora você conseguir que seus produtos e serviços sejam vistos por uma parte desses milhares de usuários que realmente podem ter interesse de compra e com isso, crescer suas vendas? Tarefa muito difícil? Uhm… mais ou menos.
Tudo começa na criação de uma conta no Facebook. Em geral, as pessoas logo pensam em criar uma conta no Facebook para acesso pessoal e outra para acesso da empresa. Na verdade, não é permitido criar usuário para um indivíduo que não seja pessoa. Ou seja, não se preocupe, nas configurações do seu negócio você vai conseguir separar a conta pessoal da profissional.
Ou seja, não se preocupe, nas configurações do seu negócio você vai conseguir separar a conta pessoal da profissional.
Se você é um dos 140 milhões de usuários, então o primeiro passo já foi dado. Agora, será a hora de criar uma página no facebook. Ela será a sua loja no Facebook. Nela, será possível fazer inúmeras configurações para deixá-la com a cara do seu negócio.
Também, você pode criar uma conta no Instagram - aqui sim, vale a pena ter uma conta profissional, focada no seu negócio. Nele, você pode ajustar nas configurações (pelo aplicativo do celular) e definir a sua conta como empresarial, pois também será a sua vitrine online.
Com estas duas contas/páginas criadas, você agora pode abrir o Gerenciador de Negócios no Facebook e começar a efetiva configuração do seu negócio. Só existe um gerenciador de negócios que é onde você fará a configuração tanto para Facebook como Instagram (Whatsapp também, mas é isso é info para outro post) Nele, é possível conectar a Página do Facebook que você criou, conectar também o Instagram e então criar uma Conta de Anúncios. Se você tiver site ou loja, será no Gerenciador de Negócios que você vai criar os Pixels para remarketing (explico isso em outra oportunidade).
Essa configuração vai permitir que você faça anúncios no Facebook e Instagram, ou seja, promover sua marca, seus produtos e seus serviços. Todos os anúncios, tanto para Facebook como Instagram, podem ser feitos diretamente a partir do Gerenciador de Anúncios.
Mas as pessoas sempre me perguntam, por que anunciar? Meus posts já não fazem o papel de divulgar o meu trabalho?
Sim, com certeza fazem uma parte do trabalho. Mas uma parte relativamente pequena...
Nas redes sociais você pode aparecer das seguintes formas:
1. Postagens: elas aparecem para uma pequena parcela de aproximadamente 20% dos seus seguidores (para Facebook e Instagram). Seus seguidores podem então engajar com a publicação (curtir, compartilhar, salvar, comentar, por exemplo). Todas as postagens, Facebook e Instagram, são feitas gratuitamente e chegam a apenas parte dos seus seguidores. Elas podem ser feitas no Estúdio de Criação do Facebook.
Para crescer utilizando postagens você precisa que seus seguidores se engajem em suas postagens para que os amigos deles também vejam sua postagem e então, também podem se tornar seguidores seus. É uma forma de crescer, mas é bem lenta.
Alterar o conteúdo, frequência de posts, identidade visual, dinâmica dos posts e linguagem pode resultar positivamente no número de seguidores, porém, pode implicar em perda de seguidores em alguns casos.
2. Postagens impulsionadas: elas aparecem para seus seguidores e demais pessoas que você direcionar. Você pode, por exemplo, definir que gostaria que uma postagem fosse impulsionada apenas àquelas pessoas que se engajaram com suas publicações nos últimos 30 dias. Ou você pode, por exemplo, impulsionar uma publicação para aparecer no feed de pessoas de uma determinada região geográfica e que atendam algumas características como interesse em cursos online ou comida delivery, por exemplo, mesmo que elas não sejam seus seguidores. Você tem chances de passar a ser conhecido por pessoas que nunca ouviram falar de você e que podem passar a te seguir, por exemplo. Ou você pode criar um call to action (CTA - chamada para a ação) que os leve para o seu site ou seu WhatsApp para fazer uma venda.
3. Anúncios: você pode utilizar a arte de uma postagem ou criar uma arte nova para fazer um anúncio dentro do Facebook e Instagram. Pode também criar um anúncio com uma arte (imagem ou vídeo) que não foi postado até o momento. Eles aparecem para o público que você definir, conforme as características de idade, geográfica, interesse… Você pode também carregar uma lista de clientes para anunciar para eles… (basicamente mesmas opções de postagens impulsionadas). Caso utilize o Pixel do Facebook no seu site ou loja, você pode fazer anúncios para visitantes de uma determinada página do seu site, por exemplo. Uma infinidade de opções.
O Facebook e Instagram tentam facilitar a vida do empreendedor. As plataformas querem que você invista em anúncios e impulsionamento de postagens, pois é assim, afinal, que elas ganham dinheiro.
Porém, elas não são realmente simples. O nível de complexidade nas configurações e parametrizações para que tudo funcione e você tenha uma excelente ROI (Retorno sobre o investimento em anúncios e impulsionamentos) são altos.